Divirta-se e boa leitura !

Conheça o autor

Oi eu sou o Douglas!

Sou professor de História desde 2017. Minha história com a educação começou a partir de uma curiosidade insaciável. Hoje quero compartilhar histórias para fazer do mundo um lugar melhor. Vamos juntos?

Categorias:

O que são fontes históricas?

Encontrando os rastros

Todas as pessoas querendo ou não deixam suas marcas. As marcas da sua existência estão presentes em todos os locais por onde você já passou e até mesmo no local onde você vive agora. Mas antes de falarmos sobre as marcas da existência, gostaria de saber de vocês aqui nos comentários:

Hoje vivemos em uma sociedade completamente artificial e recheada de vestígios de humanidade por todos os lados. Cartas, fotos, livros, músicas, objetos, pinturas a lista é infinita.

Mas como identificamos os vestígios de seres humanos?

Tudo aquilo que olhamos e percebemos que não pertence a natureza, que é distinto, diferente. Aquilo que não é um fenômeno natural. Por exemplo:

Vamos supor que você vai fazer um acampamento e então você fica na roda em volta de uma fogueira contando histórias de terror e assando marshmellows ou batatas sei lá. Então você e seus colegas decidem ir dormir, é quando de repente vocês escutam barulhos terríveis do lado de fora da barraca, mas ninguém se atreve a sair para ver o que é. 

Aí a imaginação cria um monte de circunstancias aterradoras, vocês acham que é o pé grande ou algo assim, então o barulho para, mas ninguém tem coragem de ir lá fora.

No dia seguinte ao sair da barraca como vocês poderiam identificar o que estava rondando a barraca durante a noite?

Através das pegadas, vestígios de pelos, uma garra, qualquer coisa que sirva como uma pista que leve direto para o que ou quem estava rondando a barraca durante a noite. Então agora voltamos a pergunta.

Como identificamos os vestígios de seres humanos? Qual a pegada que permite que possamos encontrar os seres humanos por trás das ações do passado?

A pegada que o ser humano deixa em tudo que toca é a artificialidade. Aquilo que é artificial, aquilo que só poderia ser produzido por mãos humanas. Toda transformação consciente da natureza. Alguns exemplos são:

As possibilidades são infinitas, celulares, televisões, internet, youtube. Criamos um mundo completamente artificial e que têm impacto em como lidamos com a própria história, parece que no mundo atual vivemos em um eterno presente sem conexão nenhuma com o passado. Aqui tenho que fazer essa pergunta para vocês e gostaria que vocês colocassem nos comentários:

  • Você conhece a sua origem?
  • Conhece a história da sua família? De onde vieram? Quem são seus ancestrais?
Tudo tem uma origem, qual é a sua?
Fontes materiais e imateriais

As fontes históricas são todos esses vestígios e rastros que os seres humanos deixam durante a sua passagem por esse planeta, sua cultura, os objetos que produzem, suas organizações sociais e suas religiões.

Essas fontes podem ser divididas em dois tipos:

Fontes materiais

As fontes materiais são mais simples e fáceis de ver. As roupas que vestimos, os objetos que usamos, o celular o relógio. Tudo aquilo que pode ser tocado é considerado uma fonte material.

Fontes imateriais

As fontes imateriais são mais difíceis de conservar e de registrar, pois não podemos tocá-las, elas fazem parte de uma produção cultural que é intangível. Por exemplo a música e a oralidade.

Hoje muitas dessas fontes imateriais passam por um processo de transformação em algo que possa ser preservado. 

Imagine que todas as receitas de comida que você mais gosta existissem apenas na cabeça da sua avó, ela fosse a única fonte de registro dessas receitas, tipo a vovó da chapeuzinho vermelho e de repente o lobo mal chega e xablau, tchau tchau vovó e receitas que mais amo. Como resolver esse problema e preservar a memória da vovó?

Poderíamos utilizar a escrita, ou gravar a vovó em vídeo ou em áudio. Assim esses registros acabam sendo preservados e a memória da vovó pode viver durante muito mais tempo em nossas barrigas.

Para guardar essas histórias e ajudar a preservar essas memórias aqui no Brasil nós temos o museu da pessoa. Lá as histórias humanas das pessoas comuns como eu e você podem ser preservadas. Porque nos mais de 7 bilhões de pessoas que existem na face da terra existem mais de 7 bilhões de histórias e de construções de mundos diferentes. Vale a pena dar uma conferida e perceber que a nossa história é a coisa mais importante quando decidimos nos tornar os protagonistas de nossas próprias vidas. E essa é a história que realmente vale a pena nessa nossa jornada. 

Afinal:

"Você é o único representante do seu sonho na face da terra"

Emicida. Levanta e anda. In: O glorioso retorno de quem nunca esteve aqui

Você é o primeiro você!

Referências para saber mais

BARROS. José D’Assunção. Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis,RJ: Vozes,2019

Museu da pessoa. Disponível em:<https://museudapessoa.org/>;Acesso em: 10/07/2022

 

Vídeo aula:

Não fique calado, compartilhe!

Quase lá...

Para o Download em alta resolução dos slides em PDF inscreva-se.